ESCÂNDALO NA DIPLOMACIA: Trabalhadores denunciam desvios de fundos e arrogância da Embaixadora Balbina da Silva em Espanha
Após um histórico polémico na Alemanha, a atual gestão da diplomata em Madrid é alvo de graves acusações de gestão danosa e abusos de poder, a Embaixadora Balbina Malheiros Dias da Silva acusada de liderar uma gestão marcada pela arrogância, desvios de fundos públicos e práticas contínuas de gestão danosa.
MADRID, ESPANHA — A Embaixada de Angola no Reino de Espanha está no centro de um turbilhão de denúncias graves. Funcionários e membros do corpo diplomático, sob anonimato por receio de represálias, acusam formalmente a Embaixadora Balbina Malheiros Dias da Silva de liderar uma gestão marcada pela arrogância, desvios de fundos públicos e práticas contínuas de gestão danosa, soube o Repórter Angola.
As queixas apontam que o padrão de comportamento abusivo e financeiramente opaco, que já tinha sido alvo de forte contestação durante o seu mandato anterior na Alemanha, repete-se agora em solo espanhol com contornos ainda mais graves.
Clima de Terror e Desvios de Verbas em Madrid
O Director do Serviço Nacional da Contratação Pública, Osvaldo Ngoloimwe, afirmou recentemente que: “A nossa maior preocupação, do ponto de vista da qualidade da despesa pública e da boa execução dos contratos públicos, passa fundamentalmente pela capacitação dos principais intervenientes do mercado da Contratação Pública.” respondendo a alegada exageros no PAC apresentado ao Ministerio das finanças pela Embaixadora de Angola em Madrid.
Os custos estendem-se a matériais desnecessarios de aquisição para uma embaixada, cujo os custos são avaliados em mais de 60 milhões de Kwanzas.
De acordo com relatos recolhidos pelo Reporter Angola, junto de fontes internas da representação diplomática em Madrid, a convivência com a embaixadora tornou-se insustentável. Os trabalhadores apontam o dedo a uma postura de extrema arrogância e prepotência no trato diário, afetando diretamente o funcionamento da instituição.
As fontes apontam as principais acusações incluem:
Desvios Financeiros: Falta de transparência na gestão do orçamento da embaixada, com indícios substanciais de desvio de fundos que deveriam ser destinados à manutenção da missão e ao apoio à comunidade angolana.
Abuso de Poder e Arrogância: Relatos de assédio moral constante, humilhação pública de funcionários locais e diplomatas de carreira, criando um ambiente de trabalho hostil e de intimidação.
Gestão Danosa: Utilização de recursos logísticos e financeiros do Estado para fins estritamente pessoais, além de decisões administrativas arbitrárias que lesam os interesses patrimoniais de Angola em Espanha.
“O que estamos a viver em Madrid é uma autêntica ditadura administrativa. O dinheiro que deveria servir para projetar a imagem de Angola e apoiar os cidadãos desaparece em manobras pouco claras, enquanto quem ousa questionar a embaixadora é severamente perseguido e ameaçado de demissão”, desabafa um dos denunciantes.
O Histórico na Alemanha: Um Padrão que se Repete
A atual crise em Espanha não surpreende quem acompanhou a trajetória de Balbina da Silva. Antes de ser transferida para Madrid, a diplomata serviu como Embaixadora de Angola na Alemanha, onde a sua liderança foi igualmente contestada pela comunidade e por funcionários subalternos.
Na altura, relatórios e denúncias públicas na diáspora angolana na Alemanha já apontavam para:
Práticas de nepotismo e favorecimento de pessoas do seu círculo íntimo em detrimento de técnicos qualificados.
Falta de capacidade profissional para gerir uma missão de tamanha importância estratégica.
Tratamento desumano aos subordinados, com acusações que chegaram a roçar o assédio laboral extremo e abusos psicológicos constantes.
A transferência de Berlim para o Reino de Espanha, longe de pôr fim às irregularidades, parece ter apenas mudado o cenário geográfico de uma conduta de gestão danosa estrutural.
Comunidade e Funcionários Exigem Auditoria Urgente
Diante da gravidade das denúncias que continuam a acumular-se, cresce a pressão sobre o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) de Angola para que seja instaurada uma auditoria urgente, rigorosa e independente às contas e à gestão da Embaixada de Angola em Espanha.
Os trabalhadores e representantes da diáspora exigem o afastamento imediato de Balbina da Silva, argumentando que a sua continuidade à frente da missão diplomática mancha de forma irreparável o bom nome de Angola e prejudica gravemente as relações bilaterais com o Estado espanhol, além de asfixiar financeiramente os serviços consulares essenciais aos cidadãos.
Balbina da Silva Embaixadora na Espanha esta a gamar o dinheiro da embaixada de Angola